quinta-feira, junho 21, 2007

O Professor Daniel.


... As ideias atropelam-se

Redimo a nobre arte, e volto a perguntar o que dizer dum escritor, dum pensador, duma mulher ou de um homem que odeiam ser apenas um entre os demais? eventualmente serão grandes depois de mortos(as), se seguidos(as) de canonização, em caso de manisfesta esquizofrenia. Mesmo assim, é necessário que deixem obra . deixá-la, porém é obra!...


Gabriela Rocha Martins



O Professor Daniel


Falar de Daniel Vieira é falar de um homem, artista na sua génese mais pura e modesta.
Num singelo modo de vida onde tudo se sabe e tudo se questiona.
Daniel nasceu em 1937, na branca aldeia de Alte. A mais típica de todas, como é defendida pelo seu pintor.
Conhecido como o "Professor Daniel" simpático, afável, por entre todos querido como um homem bom, sobejamente conhecido pelos seus dispistanços, Daniel Vieira é um homem etéreo.
Conhece a sua aldeia e os arredores como ninguém pedra a pedra entre a Rocha Amarela e Cerro da Galvana, entre os Soidos e o Miradouro ; conhece de cor as Valinhas, as Sarnadas e Santa Margarida; Percorre tudo na vida ao seu ritmo, nunca ao ritmo dos outros.
Dispõe de uma sensibilidade divina para as artes. O Daniel para além de sensitivo é um conhecedor e um interessado nas mais variadíssimas artes, como a música, o teatro e até a literatura. Em minha opinião, o Daniel é dos maiores artistas plásticos do Algarve, nem sempre com o reconhecimento merecido.
Deve o seu gosto pela pintura ao seu pai. É um artista de alma e o valor da sua obra está no proceso de toda a sua criação, pensada sempre em múltiplas ideias, onde o corpo sereno constrói a obra pensada e urgente. Cada quadro é um novo nascimento do Daniel em corpo e alma, verdadeiramente sentido. Nunca satisfeito, como um verdadeiro homem das artes, considera sempre a sua obra imperfeita...ainda bem que o Daniel é assim... modesto e critíco de si mesmo.
Defensor acérrimo do algarve e das ruralidades, da sua terra/ serra - Alte , onde semeou há alguns anos, o seu sonho - " Hortas das Artes" - concebido para para dar vida a todos os projectos de arte nas mais variadas vertentes. Daniel é assim. Um homem da terra com fortes raízes no sonho.
Dedicou a sua vida ao ensino das artes, e fê-lo como um verdadeiro mestre, transmitindo aos seus alunos o gosto pela arte através de histórias, sempre mais práctico que teórico.
Vive intensamente a vida numa calma aparente que lhe é característica.
No Teatro, Participou no Grupo Penedo Grande e no Teatro da Estrada. Na música deu asas às cordas do seu cavaquinho no grupo da terra "Erva Doce", mas é verdadeiramente um músico de improviso.


O Daniel é assim simples de ser.



Ailéh

A vila ao por - de -sol


Cosmologia íntima

É certo que olhando para o sol directo
os olhos se turvam chorosos e cegos
e assim não podemos ver as estrelas
que brilham no céu povoando o universo

Mas é com lágrimas de emoção nos olhos
que melhor te vejo e sinto o teu fulgor,
porque é dentro de mim que tu iluminas
o firmamento da noite que trago comigo,
que é tão profundo como o infinito
em que brilhasse qpenas uma única estrela
equivalente no cosmos a mil milhões de sóis.

Manuel Madeira in "um pouco de infinito em toda a parte"