sexta-feira, maio 26, 2006

In Alte na roda do tempo de Isabel Raposo

A casa hospício Condes de Alte foi mandada construir na primeira metade do séc XIV por D. Constança, mulher do 3º Senhor de Alte João Mendes.
Construída pelos Condes de Alte ( senhores de Alte) esta casa hospicio serviu de albergaria medieval aos mais necessitados, durante séculos.
Veio porém a perder esta finalidade no sec XX, quando se tornou residência permanente dos feitores da Quinta do Morgado, função que desempenhou até há cerca de uma dezena de anos.
No que respeita à sua tipologia e à sua construção, a casa - hospício é uma casa térrea com divisões amplas, ligadas em combóio, composta de casa de fora e corredor ( únicas alterações feitas durante mais de 6 séculos ao desenho inicial). Tem paredes de alvenaria de pedra, rebocadas e caiadas. Pé direito alto.
Telhados de duas águas e chaminé rendilhada.

quinta-feira, maio 25, 2006

Quero partilhar convosco as minhas memórias da casa Condes de Alte, onde passei três anos fantásticos .
Julguei saber de cor cada textura das suas tradicionais cantarias, cada pedaço de tijoleira, cada rasgo de madeira das suas portas com postigos... julguei saber de cor os seus "paiais"...onde está a casa Condes de Alte, aquele antiquíssimo hospício ?

quarta-feira, maio 24, 2006

AAA --- A ETNOGRAFIA E O MUSEALISMO

Abendeçoades sejam os

AAA - os três às
de AZULEJO , ALUMíNIO e ACRÍLICO







Museu Etnográfico de São Bartolomeu de Messines

Biblioteca e Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte


Onde estamos etnograficamente ou etnogeograficamente enquadrados?