quarta-feira, março 14, 2007


Não costumo falar de pessoas, mas existem pessoas ímpares, que se distinguiram pela sua forma de estar, pela suas ideias inovatórias, pela sua obra, e, que se perpetuam no tempo e no espaço vincadas exclusivamente a um nome.
Teófilo Fontaínhas Neto foi um desses homens
Nas minhas vasculhices encontrei um texto curioso que define, de uma forma muito discreta, um homem de rara visão.


"... à palavra fácil mas sempre rica de significado, Teófilo acompanhava a simpatia natural, a disponibilidade para o convívio. A enorme humanidade que irradiava, a sincceridade expontanea e a frontalidade que desarmavam qualquer interlocutor, a predisposição para acreditar nas pessoas e para as ajudar, fizeram de Teófilo desde essa época uma figura ímpar na vida comercial da região. Desde a juventude até ao fim da sua vida foi sempre um líder cuja personalidade forte se impunha naturalmente, porque correspondia a um valor real do homem, do cidadão, do empresário, e era ao mesmo tempo simples, humana, amiga.Teve adversários, concorrentes e até inimigos, mas nunca foi inimigo de ninguém. Respondia à deslealdade dos outros apenas com desprezo. Tinha a ambição de afirmar-se nos negócios, de alcançar sucesso neles, de ultrapassar concorrentes mas nunca atropelou ninguém para vencer.


Forma estes valores que transmitiu à obra que construíu criando uma autêntica cultura de empresa que afinal é a base do seu sucesso.


4 Comments:

Blogger Alice e Vicente said...

e assim se vão construindo as histórias da nossa História Local.
mais um post que vale a pena ler ,reflectir e ,porque não ,continuar? ...

um beijo!

10:21 da tarde  
Blogger Unknown said...

continuaremos !!! com outros Homens /mulheres ligados a outras causas, a outras artes de ser.

beijo

12:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Venho por este meio solicitar a V. Exa. que se digne a conceder, à Administração do Blog Remexido, autorização para lá colocar este Post.
Visto que V. Exa. não parece querer beneficiar dos previlégios que lhe foram concedidos, autorize ao menos o plágio como forma de partilhar os conteúdos da sua caixa pensante.
Sem outro assunto de momento, apresento os meus melhores cumprimentos.

Paulo Silva

2:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O texto não é nada discreto... Pelo contrário, é um elogio a um homem, que eu, a sair da minha adolescência, ainda conheci. Importaria saber quem o escreveu (muitos se terão colocado em bicos de pés para aparecerem na fotograsfia ao lado de TFN), e quando.
Natural da Guia, TFN criou, com base em S. B. de Messines, as raízes do seu império. Em terra de cegos quem tem um olho é rei, e na época havia condições para tal.
Actualmente, quando todos querem ser(ou parecer) doutores ou engenheiros, TFN teria feito o que fez? Ná!!!...

2:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home