segunda-feira, janeiro 29, 2007

O nosso vinho

Um destes dias num restaurante da vila de São Bartolomeu de Messines, foi-me apresentada uma garrafa de vinho, singela, mas excelente no design. Fiquei (Bahh) – boquiaberta!! E garanto-vos que não foi com o sabor ou cheiro do vinho, que esse é apuradíssimo, mas sim com a novidade . O vinho que estava ali, à minha frente, naquela garrafa lindíssima, tinha sido produzido numa quinta do concelho de Silves. Quando isto me foi dito fiquei ainda mais( Bahh)! É óbvio que quando algo é bom deve-se promover, e se para além de bom é do nosso Concelho, produzido tão perto de nós , há que divulgar ainda mais.
Uma quinta no meu Concelho produz vinho como produto turístico ( e eu não fazia mínima ideia e talvez muitos dos meus conterrâneos também não o façam).
Decidi fazer uma pesquisa na Internet sobre a Quinta do Barranco Longo, freguesia de Algoz. Ao contrário do que pensei, não foi difícil encontrar material que fala deste projecto de produção vitivinícola.

Fiquei a conhecer a Quinta do Barranco Longo, o seu Vinho e o seu Produtor, desconhecidos até àquele dia ao jantar. Na minha opinião, esta nova marca, é também um pouco nossa e não custa nada passarmos palavra já que nos orgulhamos da mesma.
Representa para o Concelho de Silves, para a Região do Algarve e para o nosso País uma mais valia e uma excelente iniciativa de desenvolvimento e empreendorismo regional e nacional.
É nestes exemplos de como modernizar a agricultura e como conquistar novos mercados, alargando horizontes, numa competitividade com classe , que devemos focar os nossos olhos.
A finalizar cumpre-me felicitar o senhor Rui Virgínia( que não conheço pessoalmente) pelo seu trabalho, pelo seu dinamismo e pelo precioso liquido que produz.

PS- A quem ler este post aconselho vivamente a provar o vinho Quinta do Barranco Longo, produzido aqui tão perto em Algoz .


"FAZER DO VINHO PRODUTO TURÍSTICO "
Descobriu que o Algarve é uma espécie de palavra mágica, e que aliada a um vinho de qualidade, pode levar o produto muito longe, lá fora. O produtor, Rui Virgínia, diz que se trata de ter uma filosofia de vinhos.Na Universidade de Évora diz ter sido colega dos melhores enólogos do país. E eles, sempre que vinham ao Algarve, perguntavam-lhe porque não produzia na região vinhos com qualidade. Acabou por aceitar o desafio.Rui Virgínia, de 37 anos, é o proprietário da Quinta do Barranco Longo, em Algoz. Dos 60 hectares de exploração que dispõe, 12 estão ocupados com vinha moderna. O projecto já tem 8 anos. Os primeiros vinhos saíram em 2004 com data de 2003. Foram vendidas 9 mil garrafas de rosé e tintos.Em Outubro passado, a convite do ICEP, os vinhos do Barranco Longo estiveram presentes no Wine Show London, um dos maiores certames da capital britânica dedicados ao consumidor de vinhos. E foi aí mesmo que o estreante monocasta Touriga Nacional 2004 conseguiu ser seleccionado pelo conceituado crítico de vinhos britânico Oz Clarke, para integrar uma prova temática que se repetiu em dois dias de feira.Nesta altura projectos não faltam. Rui Virgínia quer rentabilizar a sua exploração agrícola dotando-a de estruturas com qualidade para proporcionar visitas à vinha e prova de vinhos. A ideia é ter também no Barranco Longo um restaurante, sala de provas, um show room, loja com produtos artesanais, e as tais visitas guiadas, não só pela vinha como pelos citrinos.Este ano, na Quinta do Barranco, foram produzidas 50 mil garrafas de vinho. Em breve Rui Virgínia conta chegar às 100 mil. Os mercados alvos são os nórdicos e os anglos saxónicos.E porque acredita no potencial algarvio enquanto produtor de vinhos de qualidade, apela aos produtores que adoptem novas imagens, que optem pela diferenciação do produto. "

e ainda em

de quem percebe de tintos

8 Comments:

Blogger o alquimista said...

No encanto...

Sempre que a tarde cai soltam-se as amarras ao pensamento, sente o encanto da brisa, olha o sorriso da lua...
Desejo-te uma semana cheia de sonho, de mil venturas.


Doce e terno beijo

9:33 da tarde  
Blogger Alice e Vicente said...

que pena!
devias ter publicado este post há uns anitos atrás!!!!!!!
e então nós conversávamos ... agora ,bebe tu por mim e ,bom provête!

bejes!

10:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Minha cara,

Só por esta o teu blog foi promovido a obrigatório... Tens é que experimentar todas as variantes da "pomada"... Vais ver que dão uma série de posts...

PS. Não faças como eu e experimenta-as todas... em noites diferentes!

11:53 da tarde  
Blogger david santos said...

Olá!
Estou de acordo contigo. Mas neste País não se sabe onde os interesses pessoais podem levar.
Mas...
Parabéns.

10:06 da tarde  
Blogger Unknown said...

Alquimista
sempre que a tarde cai, cai cheia de de encantos .
1 bj

9:04 da tarde  
Blogger Unknown said...

gabriela.
mas um só copo até faz bem à saúde, dizem os entendidos.

bejes

9:05 da tarde  
Blogger Unknown said...

Paulo
assim fico uma vaidosona, a subir assim de posto.e sem "cunha"
imagina lá se eu publico um sobre o medronhite, passo de obrigatório, a correi urgente:-)))
mas obrigada
toma lá um alquere de bejes

9:07 da tarde  
Blogger Unknown said...

David
mas este país fazemos, nós todos, por isso teremos de ser mais activos, e fazer dos bons exemplos a nossa espada.

um abraço

9:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home