terça-feira, junho 06, 2006

Pólo museológico Condes de Alte - Biblioteca Cândido Guerreiro



Da Casa Hospício " Condes de Alte ", da sua construção, dos seus materiais nobres, da sua arquitectura de séc. XIV, pouco ou nada restou após o seu restauro. E é pena.
Pergunto quem permitiu um restauro assim? Quem permitiu a destruição de um edifício com este peso histórico? Mais de 6 séculos! O Edifício da Casa - Hospício talvez fosse um dos mais significativos do aglomerado tradicional da aldeia de Alte.
A quem devemos pedir explicações? Aos habitantes de Alte , aos algarvios, aos portugueses, aos autarcas, aos coordenadores do PROALgarve, ou ao senhor arquitecto que desenhou este projecto? Devíamos congratulá-lo pela sensibildade, pela forma airosa como conseguiu desenquadrar o edifício, pela forma astuta como conseguiu tansformar algo tradicional e com história, em algo completamente "modernaço" e um século "à frente" ,muito, mas muito " à frente ", como se aplica no calão de agora. Não podemos dizer, de todo, que não deixou obra. A sua obra ficará para sempre, principalmente no pensamento e no coração dos que chocou. Ficará para sempre presente naqueles que aniquilou sociologicamente... Bem Haja!!!